Meme Jujeño na cultura digital interativa

Autores

  • Fernando Vidal Universidad Nacional de Jujuy, Argentina

DOI:

https://doi.org/10.24215/24517836e067

Palavras-chave:

Meme, Facebook, comunicação digital interativa, mediação

Resumo

Este trabalho propõe contribuições teórico-metodológicas para a análise dos memes da internet publicados nas páginas de “Jujuy” do Facebook, entendendo a circulação dos memes como um fenômeno da comunicação digital interativa. Nesse sentido, consideramos possíveis instâncias de mediação de memes que envolvem competências e possíveis usos em sua concepção e leitura. Isso, para finalmente propor uma abordagem que pensa Facebook como plataforma, na medida em que suas possibilidades de interação significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Amado, A. y Rincón, O. (2017). La comunicación en mutación. Colombia, Bogotá: FES Comunicación.

Bajtín, M. (2013). Estética de la creación verbal. Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina: Siglo XXI.

Bischetti, L., Canal, P. y Bambini, V. (2020). Funny but aversive: A large-scale survey on the emotional response to Covid-19 humor in the Italian population during the lockdown. (Preprint). https://doi.org/10.31234/osf.io/efk93

Carniel, F., Ruggi, L.y Ruggi, J. d. (2018). Gênero e humor nas redes sociais: a campanha contra Dilma Rousseff no Brasil. Opinäo Pública, 24(3), 523-546. Disponível em https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8654293

Eco, U. (1993) Lector in fabula. La cooperación interpretativa en el texto narrativo. Barcelona, España: Lumen.

Freire, F. (2016). Uma breve reflexäo sobre memes políticos, humor e conversacäo cotidiana informal. Em Debate: periódico de opinião pública e conjuntura política, 8(6), 34-40. Disponível em http://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui/handle/bdtse/3264

González Pérez, C. F. (2019). Memes y lenguaje inclusivo: transformaciones y resistencias. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, 16(30), 60-73. Recuperado de http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/1405

Fernández, J. (2018). Plataformas mediáticas: elementos de análisis y diseño de nuevas experiencias. Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina: La Crujía Ediciones.

López, G. y Ciuffoli, C. (2012). Facebook es el mensaje: oralidad, escritura y después. Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina: La Crujía Ediciones.

Magariños de Morentin, J. (2008). La semiótica de los bordes. Apuntes de metodología semiótica. Córdoba, Córdoba: Comunic-Arte.

Martín-Barbero, J. (1991). De los medios a las mediaciones. Comunicación, cultura y hegemonía. Ciudad de México, México: G. Gili.

Martín-Barbero, J. (2008). Diversidad cultural y convergencia digital. I/C Revista científica de información y comunicación, (5), 12-55. Recuperado de https://icjournal-ojs.org/index.php/IC-Journal/article/view/265

Martín-Barbero, J. (2017). Hacia el habla social ampliada. En A. Amado y O. Rincón, La comunicación en mutación (pp. 13-17). Colombia, Bogotá: FES Comunicación.

Pariser, E. (2017). El filtro burbuja. Cómo la red decide lo que leemos y lo que pensamos. Barcelona, España: Penguin Random House.

Scolari, C. (2004). Hacer click. Hacia una sociosemiótica de las interacciones digitales. Barcelona, España: Gedisa.

Scolari, C. (2008). Hipermediaciones. Elementos para una Teoría de la comunicación digital interactiva. Barcelona, España: Gedisa.

Todorov, T. (2012). Los géneros del discurso. Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina: Waldhuter Editores.

Van Dijck, J. (2019). La cultura de la conectividad. Una historia crítica de las redes sociales. Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina: Siglo XXI.

Venier, E. (2020). Los memes y la imitación en la socialidad tecnificada. Viator, (6), 22-47. Recuperado de http://revista.fhycs.unju.edu.ar/revistaviator/index.php/viator/article/view/64

Wiggins, B. (2016). Crimea River: Directionality in Memes from the Russia–Ukraine Conflict. International Journal of Communication, (10), 451-485. Available at https://ijoc.org/index.php/ijoc/article/view/4103

Wiggins, B. (2017). Digital Dispatches from the 2016 US Election: Popular Culture Intertextuality and Media Power. International Journal of Media & Cultural Politics, 13(1-2), 197-205. https://doi.org/10.1386/macp.13.1-2.197_7

Zegada Claure, M. y Guardia Crespo, M. (2018). La vida política del meme. Interacciones digitales en Facebook en una coyuntura crítica. La Paz, Bolivia: Plural Editores.

Zuazo, N. (2018). Los dueños de internet. Como nos dominan los gigantes de la tecnología y qué hacer para cambiarlo. Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina: Debate.

Publicado

2022-03-03

Como Citar

Vidal, F. . (2022). Meme Jujeño na cultura digital interativa. RevCom, (13), e067. https://doi.org/10.24215/24517836e067

Edição

Seção

Contribuciones