Comunicação, incidência política e planejamento

Autores

  • Washington Uranga Universidad Nacional de La Plata / Universidad de Buenos Aires / Universidad Nacional de San Luis, Argentina

DOI:

https://doi.org/10.24215/24517836e002

Palavras-chave:

Comunicação, política, planejamento, incidência

Resumo

O planejamento da e desde a comunicação só pode ser pensado e entendido como uma prática política de incidência em cenários sociais diversos e perpassados pelo conflito inerente às lutas pelo poder das quais os atores do território participam. Essas ações requerem a elaboração de estratégias de comunicação que, com base na análise situacional, identifiquem atores e nós críticos para fornecer respostas complexas, além de qualquer simplificação. A comunicação precisa de um projeto que lhe dê significado e que possa ser comunicado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Contreras Baspineiro, A. (2018), Recordar el futuro. Planificación de la comunicación desde la comunicación. Neiva, Editorial Universidad Sucolombiana.

Godet, M. (1995). De la anticipación a la acción. Barcelona: Alfa omega.

Jaramillo López, J. (2012). "Propuesta general de comunicación pública". Strategy & Management Busines. Review. vol 3 (2) pp. 1-17. Consultado el 14 de marzo de 2019 en

http://www.exeedu.com/publishing.cl/strategy_manag_bus_rev/2012/Vol3/Nro2/1-SM17-11-full.pdf

Perez, R. y Massoni. S, (2009).Hacia una teoría general de la estrategia. Barcelona. Ariel Comunicación.

Martín-Barbero, J. (2003). De los medios a las mediaciones. Comunicación, cultura y hegemonía. Bogotá. Editorial Gilli.

Martín-Barbero, J. (2018). La palabra y la acción. Por una dialéctica de la liberación. Bogotá. Editorial Pontificia Universidad Javeriana.

Massoni, S. (2011). Comunicación estratégica. Comunicación para la innovación. Rosario. Homo Sapiens.

Massoni, S. (2013). Metodologías de la comunicación estratégica. Del inventario al encuentro sociocultural. Rosario. Homo Sapiens.

Morín, E. (2004). Introducción al pensamiento complejo. México, D. F.. Editorial Gedisa.

Uranga, W. (2016). Conocer, transformar, comunicar. Buenos Aires. Editora Patria Grande.

Uranga W. y Thompson H. (coord.). (2016). La incidencia como camino para la construcción de ciudadanía. Una propuesta para trabajar desde la comunicación. Buenos Aires. Editora Patria Grande.

Publicado

2019-06-03

Como Citar

Uranga, W. (2019). Comunicação, incidência política e planejamento. RevCom, (8), e002. https://doi.org/10.24215/24517836e002