Contribuições para o debate sobre convergência tecnológica nas práticas de consumo audiovisual

Autores

  • Susana Morales Universidad Nacional de Córdoba, Argentina
  • Santiago Martínez Luque Universidad Nacional de Córdoba, Argentina

DOI:

https://doi.org/10.24215/24517836e035

Palavras-chave:

estudo de audiência, pesquisa focada em problemas, medição de audiência, pesquisa em comunicação

Resumo

Neste artigo, propomos recuperar alguns dados produzidos no âmbito do projeto Rádios cooperativas e públicas. Estudos de consumidores e audiências de rádio na Grande Córdoba (primeira e segunda parte) para discutir declarações usuais que circulam, de forma naturalizada, em campos acadêmicos ligados às transformações do consumo audiovisual. Em particular, neste trabalho, estamos interessados ​​em contribuir para o debate sobre o processo de convergência da mídia. Acreditamos que é necessário discutir certas imagens desse processo pelas quais é afirmado e reproduzido que as novas mídias e tecnologias da informação e comunicação passaram a deslocar, de maneira estrita e definitiva, e substituir as mídias audiovisuais tradicionais, como rádio e TV, bem como declarações sobre as práticas de consumo de determinadas faixas etárias - especialmente de jovens. Nesse sentido, embora seja possível reconhecer o crescimento progressivo e inquestionável de novas tecnologias, internet e redes sociais digitais como espaços de consumo audiovisual, entendemos que é necessário produzir um olhar crítico sobre esse processo que nos permita dar conta das práticas do consumo audiovisual e das peculiaridades locais que podem complicar os dados gerais que geralmente possuímos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Castells, M. (2009). Comunicación y poder. España: Alianza.

Giddens, A. (2000). Modernidad e identidad del yo. Barcelona: Península.

Jacks, N (2011). Análisis de recepción en América Latina: un recuento con perspectiva a futuro. Quito: CIESPAL.

Jenkins, H. (2006). Convergence culture. La cultura de la convergencia de los medios de comunicación. Barcelona, Buenos Aires y México: Paidós.

Jensen, K. B. y Jankowski, N. W. (eds.) (1993). Metodologías cualitativas de investigación en comunicación de masas. Barcelona: Bosch

Kejval, L (2017). Investigar desde la comunicación alternativa, popular y comunitaria. AVATARES de la comunicación y la cultura, (13), pp. 31-47

Livingstone, S. (2019). Audiences in an Age of Datafication: Critical Questions for Media Research. Television & New Media, 20(2) pp. 170– 183.

Lunt, P. (1999). Comentarios sobre Chilton y Hutchinson: más allá de los problemas de medición en el método del grupo focal. Journal of Communication, Oxford academic. pp. 79 – 98.

Magallanes, C; Ramos, D.; Castells, S. y Parra, D. (2010). Un enfoque participativo de investigación para la comunicación comunitaria en México. Revista Folios, (24), pp. 141 -162.

Martínez Luque, S. (2013). Trayectorias radiofónicas: aportes para una historia de la radio de Córdoba (Argentina) 1988-2002. Revista Brasileira da História da Mídia, 3 (1), pp. 53-63.

Mata, M. C. (1997). Medio masivos: Lo que nombra el consumo. Revista Estudios. pp. 215-222.

Mata, M. (2002). Comunicación, ciudadanía y poder. Diálogos de la Comunicación, (64), pp. 64-75.

Mata, M.; Morales, S; Martinez Luque, S.(2016). Monitoreo de los noticieros de la televisión de aire de la ciudad de Córdoba. Informe Anual 2014. Córdoba, Argentina: Editorial Centro de Estudios Avanzados. Colección Documentos de Trabajo.

Monje, D. y Rivero, D. (2018). Televisión Cooperativa y Comunitaria. Diagnóstico, análisis y estrategias para el sector no lucrativo en el contexto convergente. Córdoba: Convergencia cooperativa.

Orozco Gómez G. (2010). Audiencia ¿siempre audiencias? Hacia una cultura participativa en las sociedades de la comunicación. Texto de la Conferencia Inaugural del XXII Encuentro Nacional AMIC. Universidad Iberoamericana, México DF. Recuperado de https://es.scribd.com/doc/162579688/AUDIENCIAS-siempre-Audiencias-Guillermo-Orozco-pdf

Orozco Gómez, G. (2013). ¡Que vivan las audiencias!. Comunicación y sociedad (20), 233-237. Recuperado http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0188-252X2013000200011&lng=es&tlng=es

Segura, S; Longo, V; Traversaro, N; Linares, A; Vinelli, N y Espada, A. (2018). Los públicos de medios comunitarios, populares y alternativos en América Latina. El caso argentino. COMMONS. Revista de Comunicación y Ciudadanía Digital, pp. 15-45.

Silverstone, R. (2004). ¿Por qué estudiar los medios? Buenos Aires, Argentina: Amorrortu.

Sistema Nacional de Consumos Culturales. SINCA (2017). Encuesta Nacional de Consumos Culturales. Informe General. Recuperado de https://www.sinca.gob.ar/VerDocumento.aspx?IdCategoria=10

Sodré, M. (1998). Reinventando la cultura, la comunicación y susproductos. Barcelona, España: Gedisa.

Publicado

2020-09-30

Como Citar

Morales, S., & Martínez Luque, S. (2020). Contribuições para o debate sobre convergência tecnológica nas práticas de consumo audiovisual. RevCom, (10), e035. https://doi.org/10.24215/24517836e035