O Isolamento Social Preventivo e Obrigatório e o acesso online às obras artístico-culturais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24215/24517836e041

Palavras-chave:

Quarentena, Internet, Artes, Acesso aberto

Resumo

O artigo reflete sobre o acesso a conteúdos culturais-artístico durante o Isolamento Social Preventivo e Compulsório organizado como estratégia para reduzir a propagação do vírus Covid-19. O texto identifica, descreve e contrasta as estratégias realizadas por plataformas comerciais de distribuição de conteúdo pela Internet e por associações culturais dependentes do Estado. Por fim, o artigo analisa duas experiências artísticas em que as arquiteturas das plataformas digitais que possibilitam a transmissão passam a ser parte constitutiva do acontecimento artístico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Alchon, S. (2003). A pest in the land: New World Epidemics in a Global Perspective. Albuquerque : University of New Mexico Press. Recuperado de https://books.google.com.ar/books?id=YiHHnV08ebkC&printsec=copyright&redir_esc=y#v=onepage&q=scarlet%20fever&f=false

Cámara Argentina de Especialidades Medicinales - CAEME. (2020). Otras pandemias que afectaron a la Argentina. Recuperado de https://www.caeme.org.ar/otras-pandemias-que-afectaron-a-la-argentina/

Carbonetti, A. (2010). Historia de una epidemia olvidada. La pandemia de gripe española en la Argentina, 1918-1919. Desacatos, (32), pp. 159-174. Recuperado de http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1607-050X2010000100012&lng=es&tlng=es

Farocki, H. (2013). Desconfiar de las imágenes. Ciudad Autónoma de Buenos Aires : Caja Negra.

Fernández, E. y Magnani, E. (2020). Infancias, plataformas y cuarentena. El único cable hacia el mundo. Anfibia. Universidad Nacional de San Martín. Recuperado de http://revistaanfibia.com/ensayo/unico-cable-hacia-mundo/

Gómez, L. y Racioppe, B. (2020). Experiencias del presente, imágenes del futuro. Una reflexión inicial sobre el arte y las tecnologías en tiempos de pandemia. Cuadernos del pensamiento crítico latinoamericano. CLACSO.

Groys, B. (2016). Arte en flujo. Ensayos sobre la evanescencia del presente. Ciudad Autónoma Buenos Aires : Caja Negra.

INCAA (2019). “Memoria de gestión 2017-2019”. Recuperado de http://www.incaa.gov.ar/wp-content/uploads/2019/12/INCAA1719.pdf

Jenkins, H. (2008). Convergence Culture. La cultura de la convergencia de los medios de comunicación. Ciudad Autónoma Buenos Aires : Paidós.

Jenkins, H. (2013). Fans, blogueros y videojuegos. La cultura de la colaboración. Ciudad Autónoma Buenos Aires : Paidós.

Jenkins, H., Ford, S. y Green, J. (2015). Cultura transmedia. La creación de contenido y valor en una cultura en red. Barcelona : Gedisa.

Jiménez, M. (2020). “Los ganadores empresariales de la pandemia son tecnológicos”. Cinco Días, El País Economía. Recuperado de https://cincodias.elpais.com/cincodias/2020/04/26/companias/1587926357_776058.html

Lévy, P. (2004). Inteligencia Colectiva: por una antropología del ciberespacio. Washington, DC : Organización Panamericana de la Salud. Recuperado de: http://inteligenciacolectiva.bvsalud.org/public/documents/pdf/es/inteligenciaColectiva.pdf

Martín-Barbero, J. (1991). De los medios a las mediaciones. Comunicación, cultura y hegemonía. México : Ediciones Gili.

Organización de Estados Iberoamericanos. (2020). “Iniciativas culturales destacadas impulsadas en los países con motivo de la pandemia y la cuarentena”. Recuperado de https://www.oei.es/cultura-covid-19/iniciativas

Sánchez-David, C. (2008). La muerte negra. “El avance de la peste”. Revista Med, 16(1), pp. 133-135.

Sistema de Información Cultural de la Argentina (2017). Encuesta Nacional de Consumos Culturales. Recuperado de https://www.sinca.gob.ar/Encuestas.aspx

Srnicek, N. (2018). Capitalismo de plataformas. Ciudad Autónoma Buenos Aires : Caja Negra.

Publicado

2020-12-21

Como Citar

Racioppe, B. (2020). O Isolamento Social Preventivo e Obrigatório e o acesso online às obras artístico-culturais. RevCom, (11), e041. https://doi.org/10.24215/24517836e041

Edição

Seção

Dossier temático