O não-rosto representado: arte e política na representação dos desaparecidos

Autores

  • Constanza Liñares Adler Universidad de Buenos Aires, Argentina

DOI:

https://doi.org/10.24215/24517836e057

Palavras-chave:

democracia, desaparecidos, iconografia política, memória, silhueta

Resumo

A autora seleciona e analisa um corpus de imagens sobre a representação das vítimas da última ditadura militar na Argentina, ocorrida entre 1976 e 1983. Especificamente, ela se questiona sobre como são representados seus rostos desconhecidos, a iconografia que a cerca eles, e suas implicações políticas nas últimas décadas. Para tanto, traça um percurso histórico que se inicia com o primeiro “siluetazo”, em 21 de setembro de 1983, a partir das noções de “política” e “distribuição do sensível” desenvolvidas por Jacques Rancière. Além disso, ela revisita o conceito de “ato de imagem” de Horst Bredekamp e o movimento artístico futurista do século XX, com o objetivo de expor o potencial mobilizador e a carga política que essas imagens carregam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Amigo Cerisola, R. (1995). Aparición con vida. Las siluetas de los detenidos desaparecidos. Razón y Revolución, (1).

Badenes, D. (2009). Imagen y memoria en Argentina: incipientes reflexiones sobre un campo problemático. Question/Cuestión, 1(24). Recuperado de https://perio.unlp.edu.ar/ojs/index.php/question/article/view/841

Bredekamp, H. (2014). Acto de imagen: tradición, horizonte, filosofía [Trad. Felisa Santos]. En S. Marienberg y J. Trabant (Eds.), Bildakt at the Warburg Institute, Actus et Imago (pp. 3-32). Berlín, Alemania: De Gruyter. Recuperado de https://www.interdisciplinary-laboratory.hu-berlin.de/de/content/bildakt-warburginstitute/

Capasso, V. (2018). Lo político en el arte. Un aporte desde la teoría de Jacques Rancière. Estudios de Filosofía, (58), 215-235. https://doi.org/10.17533/udea.ef.n58a10

De Bonafini, H. (abril 2020) 25 de abril 1985 - Marcha de las Máscaras - Madres de Plaza de Mayo [Archivo de video]. Recuperado de https://www.youtube.com/watch?v=N64abynUm6c

Ginzburg, C. (2001). Tu país te necesita: un estudio de caso de iconografía política [Trad. de Felisa Santos]. History Workshop Journal, (52), 1-22.

Joschke, C. (2012). ¿Para qué sirve la iconografía política? Perspective, (1), 187-192.

Longoni, A. (2009). Arte y Política. Políticas visuales del movimiento de derechos humanos desde la última dictadura: fotos, siluetas y escraches. Aletheia, 1(1). Recuperado de http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/69047

Rancière, J. (1996). El desacuerdo. Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina: Nueva Visión.

Rancière, J. (2008). El teatro de imágenes. En A. Jaar, La política de las imágenes. Santiago de Chile, Chile: Metales Pesados.

Ruiz Caballero, J. (2012). Ser el cuerpo del otro: ausencia y representación [Ebook]. Recuperado de http://conti.derhuman.jus.gov.ar/2012/10/6_seminario/mesa_04/ruiz_mesa_4.pdf

Silva Catela, L. da (2019). Humanidades, un lugar contra el olvido. Etnografía sobre la tradición de las marcas de la memoria y la revolución de las palabras en La Plata-Argentina. Kamchatka, (13), 79-95. https://doi.org/10.7203/KAM.13.12412

Thomas, K. (2014). Insurección de la pintura. El acontecimiento como choque sinestésico en Los funerales del anarquista Galli, de Carlo Carrá. En U. Fleckner (Ed.), Bilder machen Geschichte Historische Ereignisse im Gedächtnis der Kunst (Studien aus dem Warburg-Haus, Band 13) [Las imágenes hacen historia. Acontecimientos históricos en la memoria del arte (Estudios de la Casa Warburg, Volumen 13)] (pp. 293-304). Berlín, Alemania: Walter de Gruyter.

Vexina, I. (2005). Desaparecidos [Ilustraciones]. Recuperadas de https://www.artelista.com/obra/9286558440339631-desaparecidosseriedesaparecidos.html

Publicado

2021-10-19

Como Citar

Liñares Adler, C. . (2021). O não-rosto representado: arte e política na representação dos desaparecidos. RevCom, (12), e057. https://doi.org/10.24215/24517836e057

Edição

Seção

Artículos