Mapeamento coletivo, juventudes e territórios

uma experiência extensionista com metodologias visuais em uma escola de ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24215/18529569e050

Palavras-chave:

mapeamentos coletivos, território, jovens, extensão

Resumo

O artigo apresenta uma experiência extensionista realizada entre a Universidade Nacional de Córdoba e a Rede Pueblo Alberdi (RPA). O foco está na construção de mapeamentos coletivos como ferramentas metodológicas para o trabalho com jovens de uma escola de ensino médio. Primeiramente, apresenta-se a vinculação da equipe de trabalho com a RPA e a escola. Em seguida, reflete-se sobre o uso de metodologias visuais e apresentam-se as principais regularidades na interpretação dos mapeamentos. Por fim, conclui-se com um balanço da experiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Acselrad, H. (2013). Apresentaçao. En H. Acselrad (Org.), Cartografia social, terra e territorio (pp. 5-14). Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional.

Acselrad, H. y Nuñez Viégas, R. (2013). Cartografias sociais e territorio: um diálogo latino-americano. En H. Acselrad (Org.), Cartografia social, terra e territorio (pp. 15-40). Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional.

Bruno, D. P. (2016). Curricularizar la extensión para integrar y territorializar la práctica. Cuadernos de H Ideas, 10(10). https://perio.unlp.edu.ar/ojs/index.php/cps/article/view/3727

Corona, Y., Gáal, F., Hernández, J. y Marrone, A. (2006). Antología de estrategias participativas: algunos aportes para escuchar a los niños y realizar consultas infantiles. Universidad de Valencia/Generalitat Valenciana/Universidad Autónoma Metropolitana.

Cruz, F. y Ricci, C. P (agosto-septiembre de 2021). Densificación y acceso a la vivienda y el espacio público en barrios pericentrales. ¿Oportunidades para la renovación urbana sin gentrificación? Experiencias en Pueblo Alberdi, Córdoba. Congreso Nacional Políticas e Instrumentos para la Gestión Local del Suelo. Universidad Nacional General Sarmiento, Argentina.

Fernández, A. M. (2007). Las lógicas colectivas. Biblos.

García Barón, C. y Colombia, E. (s. d.). Barrios del mundo: Historias urbanas. La cartografía social… Pistas para seguir.

Gezmet, S. (2014). La vinculación universidad-sociedad. Modelos de extensión y características de las interacciones [compendio bibliográfico]. Asignatura Extensión Universitaria. Secretaría de Extensión Universitaria, Universidad Nacional de Córdoba.

Girardi, G., Falcão de Lacerda, L. do C., Azoury Varga, A. y Muniz Lima, L. (2012). Cartografias alternativas no âmbito da educação geográfica. Revista Geográfica de América Central, 2(47E). https://www.revistas.una.ac.cr/index.php/geografica/article/view/2796

Harley, J. B. (2005). La nueva naturaleza de los mapas. Fondo de Cultura Económica.

Ricci, C. P. y Sánchez Marengo, P. A. (2022). Fotografías, memorias y espacios: Barrio Alberdi y ciudad de Malvinas Argentinas, nodos de una constelación posible. En M. E. Boito, K. A. Salguero Myers, C. P. Ricci y C. Michelazzo (Eds.), Ojo y piel: estudios críticos sobre la ciudad y sus transformaciones a partir de imágenes (pp. 205-260). Teseo.

Ricci, C. P. (s/d). Barrio Alberdi. Proyecto Culturas interiores. Un archivo de la cultura de Córdoba. https://culturasinteriores.ffyh.unc.edu.ar/consulta.php?p=TDQDHEBSW

Voltarelli, M., Gaitán Muñoz, L. y Leyra Fatou, B. (2018). La sociología de la infancia y Bourdieu: diálogos sobre el campo en los países hispano-hablantes. Política y Sociedad, 55(1), 283-309. https://doi.org/10.5209/POSO.56119

Zusman, P. (2011). La tradición del trabajo de campo en Geografía. Geograficando, 7(7), 15-32. https://www.geograficando.fahce.unlp.edu.ar/article/view/GEOv07n07a01

Publicado

2025-03-27

Como Citar

Pilatti, C., Montali, G., & Vázquez, S. (2025). Mapeamento coletivo, juventudes e territórios: uma experiência extensionista com metodologias visuais em uma escola de ensino médio. Extensión En Red, (16), e050. https://doi.org/10.24215/18529569e050

Edição

Seção

Experiencias