Mapeamento coletivo, juventudes e territórios
uma experiência extensionista com metodologias visuais em uma escola de ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.24215/18529569e050Palavras-chave:
mapeamentos coletivos, território, jovens, extensãoResumo
O artigo apresenta uma experiência extensionista realizada entre a Universidade Nacional de Córdoba e a Rede Pueblo Alberdi (RPA). O foco está na construção de mapeamentos coletivos como ferramentas metodológicas para o trabalho com jovens de uma escola de ensino médio. Primeiramente, apresenta-se a vinculação da equipe de trabalho com a RPA e a escola. Em seguida, reflete-se sobre o uso de metodologias visuais e apresentam-se as principais regularidades na interpretação dos mapeamentos. Por fim, conclui-se com um balanço da experiência.
Downloads
Referências
Acselrad, H. (2013). Apresentaçao. En H. Acselrad (Org.), Cartografia social, terra e territorio (pp. 5-14). Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional.
Acselrad, H. y Nuñez Viégas, R. (2013). Cartografias sociais e territorio: um diálogo latino-americano. En H. Acselrad (Org.), Cartografia social, terra e territorio (pp. 15-40). Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional.
Bruno, D. P. (2016). Curricularizar la extensión para integrar y territorializar la práctica. Cuadernos de H Ideas, 10(10). https://perio.unlp.edu.ar/ojs/index.php/cps/article/view/3727
Corona, Y., Gáal, F., Hernández, J. y Marrone, A. (2006). Antología de estrategias participativas: algunos aportes para escuchar a los niños y realizar consultas infantiles. Universidad de Valencia/Generalitat Valenciana/Universidad Autónoma Metropolitana.
Cruz, F. y Ricci, C. P (agosto-septiembre de 2021). Densificación y acceso a la vivienda y el espacio público en barrios pericentrales. ¿Oportunidades para la renovación urbana sin gentrificación? Experiencias en Pueblo Alberdi, Córdoba. Congreso Nacional Políticas e Instrumentos para la Gestión Local del Suelo. Universidad Nacional General Sarmiento, Argentina.
Fernández, A. M. (2007). Las lógicas colectivas. Biblos.
García Barón, C. y Colombia, E. (s. d.). Barrios del mundo: Historias urbanas. La cartografía social… Pistas para seguir.
Gezmet, S. (2014). La vinculación universidad-sociedad. Modelos de extensión y características de las interacciones [compendio bibliográfico]. Asignatura Extensión Universitaria. Secretaría de Extensión Universitaria, Universidad Nacional de Córdoba.
Girardi, G., Falcão de Lacerda, L. do C., Azoury Varga, A. y Muniz Lima, L. (2012). Cartografias alternativas no âmbito da educação geográfica. Revista Geográfica de América Central, 2(47E). https://www.revistas.una.ac.cr/index.php/geografica/article/view/2796
Harley, J. B. (2005). La nueva naturaleza de los mapas. Fondo de Cultura Económica.
Ricci, C. P. y Sánchez Marengo, P. A. (2022). Fotografías, memorias y espacios: Barrio Alberdi y ciudad de Malvinas Argentinas, nodos de una constelación posible. En M. E. Boito, K. A. Salguero Myers, C. P. Ricci y C. Michelazzo (Eds.), Ojo y piel: estudios críticos sobre la ciudad y sus transformaciones a partir de imágenes (pp. 205-260). Teseo.
Ricci, C. P. (s/d). Barrio Alberdi. Proyecto Culturas interiores. Un archivo de la cultura de Córdoba. https://culturasinteriores.ffyh.unc.edu.ar/consulta.php?p=TDQDHEBSW
Voltarelli, M., Gaitán Muñoz, L. y Leyra Fatou, B. (2018). La sociología de la infancia y Bourdieu: diálogos sobre el campo en los países hispano-hablantes. Política y Sociedad, 55(1), 283-309. https://doi.org/10.5209/POSO.56119
Zusman, P. (2011). La tradición del trabajo de campo en Geografía. Geograficando, 7(7), 15-32. https://www.geograficando.fahce.unlp.edu.ar/article/view/GEOv07n07a01
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Camila Pilatti, Guido Montali, Santiago Vázquez

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Del número 1 (2010) al número 9 (2018) los materiales se publicaron bajo una licencia BY-NC-ND.
A partir del número 10 (2019), los materiales se publican bajo una licencia BY-NC-SA.
Acorde a estos términos, el material se puede compartir (copiar y redistribuir en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material otra obra), siempre que a) se cite la autoría y la fuente original de su publicación (revista y URL de la obra), b) no se use para fines comerciales y c) se mantengan los mismos términos de la licencia.