Fotografia e ciberfeminismo: mobilização, sujeitos e corpos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24215/16696581e557

Palavras-chave:

Ciberfeminismo, Fotografia, redes sociais, representações

Resumo

O presente trabalho propõe uma abordagem a duas possíveis categorias de análise para a abordagem das fotografias artístico-jornalísticas registradas durante as mobilizações feministas argentinas e divulgadas no Instagram como uma ação ciberfeminista. As categorias são sujeitos e corpos, e o propósito desse questionamento é problematizar as enunciações dos fotógrafos e as consequentes representações que são promovidas a partir dessas imagens, percebendo assim o potencial que elas possuem para deslocar as representações mais tradicionais e se tornarem constitutivas. produto para o debate social.

Nesse sentido, as categorias de análise aqui propostas buscarão, a partir de uma leitura semiótica, dar parte das possíveis diferenças e semelhanças entre ditos discursos visuais e, ainda, detectar se a perspectiva interseccional ou dissidente é levada em conta na quadros a serem analisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Agustina Belén Soglia, Universidad Nacional de Quilmes

Técnica en Producción Digital, Universidad Nacional de Quilmes (2019). Estudiante de la Licenciatura en Artes Digitales. Becaria CIC. Su línea de investigación se centra en el análisis semiótico de la fotografía feminista. 

Referências

Arruda, A (2012). Teorías de las representaciones sociales y teorías de género. En A. Restrepo (Ed.) Investigación feminista. Epistemología, metodología y representaciones sociales (pp. 317-337). Universidad Nacional Autónoma de México. Recuperado de http://biblioteca.clacso.edu.ar/Mexico/ceiich-unam/20170428032751/pdf_1307.pdf

Barthes, Ronald (1980). La cámara lúcida. España: Paidós.

Butler, J (2007). El género en disputa. El feminismo y la subversión de la identidad, Barcelona: Paidós.

Del Campo Cañizares, E. (2014). Aproximación al fotoperiodismo digital contemporáneo. Journalism Research Review Quarterly, (2), 53-70. Recuperado de http://naukowy-przeglad-dziennikarski.org/nr/2-2014/5-2-2014.pdf

Dubois, P. (1983). El acto fotográfico. De la representación a la recepción (Ed. Castellano) Barcelona: Paidós.

Feixa, C., Sánchez García, J. y Nofre, J. (2014). Del altermundialismo a la indignación. Cronotopos del activismo político juvenil en Barcelona. Nueva sociedad, (51), 87-99. Recuperado de https://repositori.udl.cat/bitstream/handle/10459.1/48954/021207.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Finol, J. E. (2009). El cuerpo como signo. Revista Venezolana de Información, Tecnología y Conocimiento, 6 (1) 128-131. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2936291

Gil, S. L (2011). Nuevos feminismos. Sentidos comunes en la dispersión, Madrid: Traficantes de Sueños. Recuperado de https://www.traficantes.net/sites/default/files/pdfs/Nuevos%20feminismos-TdS.pdf

González, A., García, D., Rodríguez Lezica, L., & Díaz Lozano, J. (2020). Interseccionalidades en el cuerpo-territorio. En CLACSO (Ed.). Cuerpos, Territorios y Feminismos. Compilación latinoamericana de teorías, metodologías y prácticas políticas (pp. 63-82) ABYA YALA. Recuperado de https://www.academia.edu/42318452/Cuerpos_Territorios_y_Feminismos_Compilaci%C3%B3n_latinoamericana_de_teor%C3%ADas_metodolog%C3%ADas_y_pr%C3%A1cticas_pol%C3%ADticas

Haraway, D. J. (1984). Ciencia, cyborgs y mujeres. La reinvención de la naturaleza, Madrid, Cátedra.

Meri Torras Francés (2012). El cuerpo ausente. Representaciones corporales en la frontera de una presencia ausente. Revista del centro de estudios avanzado. Género: cultura y políticas públicas, Nº 27 (enero-junio 2012) 107-118. Recuperado de https://revistas.unc.edu.ar/index.php/restudios/issue/view/181

Moreno Sainz-Ezquerra, Y (2016). Reformulando la noción de sujeto desde el feminismo. De las propuestas teóricas a las prácticas artísticas. (Tesis de Doctorado) Universidad Complutense Madrid. Repositorio Institucional - Universidad Complutense Madrid. Recuperado de https://eprints.ucm.es/id/eprint/38293/1/T37459.pdf

Mulvey, L. (1975). Visual Pleasures and Narrative Cinema, Screen 16, nº 3 (una versión en castellano está disponible en 1988: Placer visual y cine narrativo. Valencia: Documentos de Trabajo, nº 1, Centro de semiótica y Teoría del Espectáculo). Recuperado de https://www.asu.edu/courses/fms504/total-readings/mulvey-visualpleasure.pdf

Suárez, Hugo. (2008). La fotografía como fuente de sentidos. San José: FLACSO. Recuperado de https://issuu.com/hugo_jose_suarez/docs/la_fotografia_como_fuente_de_sentidos

Vilches, L. (1995). La lectura de la imagen (5ed.). Barcelona: Paidós.

Villaseñor, E. (2015). La fotografía periodística mexicana en el marco de la Bienal de Fotoperiodismo y de las nuevas tecnologías. Reflexiones, propuestas conceptuales y reseña histórica. (Tesis de doctorado) Universidad Autónoma Metropolitana - Unidad Azcapotzalco. México D.F. Recuperado de http://zaloamati.azc.uam.mx/handle/11191/6039

Publicado

2021-05-06

Como Citar

Soglia, A. B. (2021). Fotografia e ciberfeminismo: mobilização, sujeitos e corpos. Question/Cuestión, 3(69), e557. https://doi.org/10.24215/16696581e557

Edição

Seção

Ensayos