Escolarização e pandemia

Alterações, continuidades, desigualdades

Autores

  • Flavia Terigi Universidad Nacional de General Sarmiento / Universidad de Buenos Aires, Argentina

DOI:

https://doi.org/10.24215/24517836e039

Palavras-chave:

Escolarização, pandemia, ensino na virtualidade, desigualdades

Resumo

O objetivo do trabalho é analisar as alterações ocorridas no processo de escolarização no quadro da pandemia produzida pelo COVID e apontar, juntamente com a análise, alguns fenómenos emergentes que requerem atenção da pesquissadores. Após uma caracterização conceitual da escolarização como um processo histórico específico, é feita uma análise dos pressupostos pedagógicos da escolarização, seguida de uma análise das formas como foram alterados no contexto da pandemia. O trabalho se detém então no problema do agravamento das desigualdades, como consequência das lacunas anteriores no acesso e uso de conectividade e dispositivos, e nas tensões entre o direito e o mercado que são geradas a partir da crescente sobreposição entre educação e plataformas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Alcántara Santuario, A. (2020). “Educación superior y COVID-19: una perspectiva comparada”. En AAVV (2020), Educación y pandemia. Una visión académica. México: Universidad Nacional Autónoma de México/ Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación.

Chendo, M. (2020). “Educación 2020: los migrantes forzados”, publicado el 7 de mayo de 2020 en el blog de Iberoamérica Social, Revista de Estudios Sociales. https://iberoamericasocial.com/educacion-2020-los-migrantes-forzados/ [último acceso 13/ julio/ 2020].

Da Porta, E. (2018). Comunicación/Educación: desafíos de un campo en tiempos revueltos. RevCom, (7), 3-17. Recuperado a partir de https://perio.unlp.edu.ar/ojs/index.php/revcom/article/view/5048

Feldfeber, M.; Puiggrós, A.; Robertson, S. y Duhalde, M. (2018). La privatización educativa en Argentina. Buenos Aires: Instituto de Investigaciones Pedagógicas Marina Vilte de la Confederación Nacional de Trabajadores de la Educación (CTERA) de Argentina. Recuperado de: https://ei-ie-al.org/sites/default/files/docs/investigacion_argentina_0.pdf [último acceso: 28/ noviembre/2020]

Fernández Enguita, M. (2020). “Una pandemia imprevisible ha traído la brecha previsible”. Cuaderno de Campo (31 marzo). https://blog.enguita.info/2020/03/una-pandemia-imprevisible-ha-traido-la.html [último acceso: 28/ noviembre/2020]

Jackson, Ph. (1991). La vida en las aulas. Madrid: Morata.

Moyano, R. (2020). Tecnologías y estructura social. RevCom, (10), e032. https://doi.org/10.24215/24517836e032

Pineau, P. (2017). Escolarización. Diccionario Iberoamericano de Filosofía de la Educación. Coordinado por Miguel de la Torre Gamboa, Azucena Rodríguez Ousset, Ana María Salmerón Castro y Blanca Flor Trujillo Reyes. México DF, Universidad Nacional Autónoma de México y Fondo de Cultura Económica. Recuperado de: https://fondodeculturaeconomica.com/dife/definicion.aspx?l=E&id=61

Rivière, Á. (2002). “Desarrollo y educación: el papel de la educación en el “diseño” del desarrollo humano”. En Rivière, Á. (2002), Obras escogidas. Volumen III: Metarrepresentación y semiosis. Compilación de Mercedes Belinchón et al. Madrid, Editorial Médica Panamericana.

Secretaría de Evaluación e Información Educativa (2020a). Informe preliminar: encuesta a hogares/ 1a ed. Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina: Ministerio de Educación de la Nación, libro digital.

Secretaría de Evaluación e Información Educativa (2020b). Informe preliminar: políticas educativas en el contexto internacional/ 1a ed. Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina: Ministerio de Educación de la Nación, libro digital.

Srnicek, N. (2018). Capitalismo de plataformas. Buenos Aires: Caja Negra editores.

Terigi, F. (2020). “Aprendizaje en el hogar comandado por la escuela: cuestiones de descontextualización y sentido”. En Dussel, I., Ferrante, P. y Pulfer, D. (comps.) (2020) Pensar la educación en tiempos de pandemia: entre la emergencia, el compromiso y la espera (1a ed.). Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina: UNIPE, Editorial Universitaria.

Terigi, F. (2010). “El saber pedagógico frente a la crisis de la monocronía”. En Frigerio, G. y Diker, G. (comps.), Educar: saberes alterados. Buenos Aires: Del Estante.

UNICEF (2020). Encuesta COVID Percepción y actitudes de la población. Impacto de la pandemia y las medidas adoptadas sobre la vida cotidiana. Buenos Aires: UNICEF. https://unicef.org/argentina/media/8051/file

Van Dijck, J. (2016). La cultura de la conectividad. Una historia crítica de las redes sociales. Buenos Aires: Siglo XXI editores.

Vincent, G.; Lahire, B. & Thin, D. (2001). “Sobre a história e a teoría da forma escolar”. Educação em Revista nº 33, jun/ 2001, pp. 7/47. Belo Horizonte.

Zubillaga, A. y Gortazar, L. (2020). COVID-19 y educación: problemas, respuestas y escenarios. Documento técnico de análisis de la situación educativa derivada de la emergencia sanitaria (20 de abril de 2020). Fundación COTEC para la innovación. España.

Publicado

2020-12-21

Como Citar

Terigi, F. (2020). Escolarização e pandemia: Alterações, continuidades, desigualdades. RevCom, (11), e039. https://doi.org/10.24215/24517836e039

Edição

Seção

Dossier temático