Formação de professores em comunicação: anotações para uma epistemologia da visualidade

Autores

  • Elizabeth Martínez de Aguirre Universidad Nacional de Rosario, Argentina

DOI:

https://doi.org/10.24215/24517836e080

Palavras-chave:

conhecimento, visualidade, epistemologia

Resumo

No bojo dessa complexidade: pensando as práticas teórico/culturais dialeticamente, e no turbilhão de noções que vêm desvendá-las, a formação docente em comunicação poderia situar uma abordagem que sintetizasse a posição e a influência desses saberes convergentes de um campo em prédio. Este foi precisamente o nome do encontro que organizamos dos Professores de Comunicação Educativa em “La Siberia” em junho deste ano com o objetivo de debater e sistematizar o conjunto de ideias, projetos e desenvolvimentos existentes neste campo de estudos. e, talvez, nos pensarmos como Red Prouncos em uma tarefa específica para o médio prazo: imaginar/inventar um catálogo dos novos alfabetos e suas bases epistêmicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Aprea, G. (2015). Documental, testimonios y memorias. Miradas sobre el pasado militante. Manantial.

Barthes, R. (1997). Sade, Fourier, Loyola. Cátedra.

Benjamin, W. (2008) [1931]. Sobre la fotografía. Pre-textos.

Brea, J. L. y otros (2005). Estudios visuales. La epistemología de la visualidad en la era de la globalización. Akal.

Brea, J. L. (2010). Las tres edades de la mirada. Imagen-materia, film, e-image. Akal.

Díaz Larrañaga, N. (2020). Derroteros de la institucionalización. La investigación en comunicación. En F. De Marziani y M. Scarnatto, M. (Coords.), Investigar en cuerpo, arte y comunicación. Perspectivas e intersecciones en la producción de conocimiento. TeseoPress.

Freire, P. (1971). Pedagogía del oprimido. Tierra Nueva.

Huergo, J. (2021). De la escolarización a la comunicación en la educación. https://perio.unlp.edu.ar/catedras/comyeduc2/wpcontent/uploads/sites/197/2021/05/huergo_jorge_de_la_escolarizacion_a_la_comunicacion_en_la_educacion_2.pdf

Gamberini, G. (octubre de 2017) Los profesorados universitarios como carreras de interés público y sus implicancias en los perfiles de carreras docentes [Ponencia] X Encuentro Nacional del Colectivo Argentino de Educadores y Educadoras que hacen investigación desde su escuela. https://www.soc.unicen.edu.ar/images/editorial/ebooks/colectivoeducadores/gamberini.pdf.

Heram, Y. y Gándara, S. (2021). Pioneras en los estudios latinoamericanos de comunicación. TeseoPress.

Jameson, F. (2007) [1992]. Signaturas de lo visible. Prometeo.

Landi, O. (1992). Devórame otra vez: qué hizo la televisión con la gente, qué hace la gente con la televisión. Planeta.

Martín-Barbero, J. y Corona Berkin, S. (2017). Ver con los otros. Comunicación intercultural. Fondo de Cultura Económica.

Martínez de Aguirre, E. (2016) Narrativas visuales e identidades culturales: el caso del documentalismo fotográfico. RevCom, (4), 4-13. Recuperado en https://perio.unlp.edu.ar/ojs/index.php/revcom/article/view/4343.

Maingueneau, D. (1989) [1976]. Introducción a los métodos de análisis del discurso. Hachette.

Metz, C. (2002) [1968]. Ensayos sobre la significación en el cine. Volumen 2. Paidós.

Moholy-Nagy, L. (2005) [1925]. Pintura, fotografía, cine. Gustavo Gilli.

Nethol, A. M. y Piccini, M. (1984). Introducción a la pedagogía de la comunicación. UAM-Terranova.

Rancière, J. (2014) [2010]. El reparto de lo sensible. Prometeo.

Rinesi, E. (2013). ¿Cómo te puedo decir? Notas sobre el pensamiento de Oscar Landi. Colihue.

Rosa, N. (1987). Los fulgores del simulacro. Universidad Nacional del Litoral.

Publicado

2023-05-11

Como Citar

Martínez de Aguirre, E. . (2023). Formação de professores em comunicação: anotações para uma epistemologia da visualidade. RevCom, (15), e080. https://doi.org/10.24215/24517836e080

Edição

Seção

Dossier temático