Conversa política em plataformas digitais

paródias, animação japonesa e dispositivos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24215/16696581e495

Palavras-chave:

conversa política, paródia, plataformas, usuários, teoria dos discursos sociais

Resumo

Este artigo apresenta as primeiras conclusões de um trabalho em andamento focado na conversa política gerada em torno de discursos paródicos publicados em diferentes redes sociais. Nossa hipótese é que o dispositivo sociotécnico das interfaces das redes sociais e as características da linguagem audiovisual condicionem como a conversa política contemporânea ocorre nas mídias sociais. Este trabalho enfoca os vídeos virais paródicos feitos pelo prosumer Matías Mazzagatti. Esses vídeos retomam produtos de animação japonesa, fatos e atores do cenário político atual na Argentina. A metodologia é uma análise comparativa entre YouTube, Facebook e Twitter que observa a operação de significado tanto na produção quanto na recepção. A análise em produção observa a operação de significado em relação ao uso da linguagem audiovisual e a análise em recepção observa a operação de significado em relação aos comentários dos usuários. A circulação dos vídeos selecionados é avaliada levando em consideração a interferência do dispositivo na conversa política da paródia. Concluímos que as diferenças no dispositivo técnico-social das plataformas permitem diferentes formas de conversação política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucio Maciá, Facultad de Ciencias Sociales; Universidad de Buenos Aires

Licenciado en Ciencias de la Comunicación Social, con orientación en Políticas Públicas y Planificación, por la Universidad de Buenos Aires (2017), y estudiante avanzado del Profesorado de Enseñanza Media y Superior en Ciencias de la Comunicación Social en la Universidad de Buenos Aires. Se desempeña como investigador externo en el proyecto UBACyT "Retomas discursivas en tiempos de convergencia. Producción, circulación y consumo". Se especializa en el estudio del humor político en contextos digitales con una perspectiva semiótica.

Silvia Valeria Rissotto Britos, Facultad de Ciencias Sociales ;Universidad de Buenos Aires

Professor e Bacharel em Ciências da Comunicação-Faculdade de Ciências Sociais-UBA. Especializado em Estudos Contemporâneos da América e Europa - Faculdade de Ciências Sociais - UBA. Ele apresentou trabalhos em conferências nacionais e internacionais em relação à semiótica em rede, conversas políticas e estudos japoneses. Áreas de pesquisa de interesse: semiótica de redes, mídia digital e estudos japoneses.

Referências

Bitonte, M. E. (2012). Huellas y proyecciones de un modelo epistemológico indicial. Berlín, Alemania: EAE (Editorial Académica Española)

Hutcheon, L. (2006) El alcance pragmático de la parodia (Trad. María Rosa del Coto y Osvaldo Beker). En L. Hutcheon, A Theory of Adaptation (pp. 1-20), Nueva York, Estados Unidos de América: Routledge. Recuperado de: http://absorcionesretomas.sociales.uba.ar/wp-content/uploads/sites/12/2013/06/Cap%C3%ADtulo-3.-de-Una-teor%C3%ADa-de-la-parodia-de-Hutcheon.pdf

Scolari, C. (2004), Hacer clic. Hacia una sociosemiótica de las interacciones digitales. Barcelona, Gedisa

Scolari, C. y Fraticelli, D. (2016), Nuevos sujetos mediáticos en el ecosistema de medios: el caso de los youtubers españoles. Ponencia presentada en el V Congreso de la Asociación Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual. ASAECA, Bernal, Argentina. Recuperado de: http://asaeca.org/download/nuevos-sujetos-mediaticos-en-el-ecosistema-de-medios-el-caso-de-los-youtubers-espanoles/

Slimovich, A (2014).. El discurso macrista en twitter. Un análisis sobre la campaña para la reelección del Jefe de Gobierno de Buenos Aires. Revista de Estudios Políticos y Estratégicos. Vol. 2.
https://revistaepe.utem.cl/articulos/el-discurso-macrista-en-twitter-un-analisis-sobre-la-campana-para-la-reeleccion-del-jefe-de-gobierno-de-buenos-aires/

Suárez, B. (2014) Murmullos en la Web. Prácticas discursivas y dispositivo de enunciación en las redes sociales. Letra. Imagen. Sonido L.I.S. Ciudad Mediatizada, 6 (11). Recuperado de: https://publicaciones.sociales.uba.ar/index.php/lis/article/view/3766/3091

Traversa, O. (2001). Aproximaciones a la noción de dispositivo. Signo y Seña (12), https://doi.org/10.34096/sys.n12.5612

Urbanitsch, V., Canedo, N. y Sierra, D (en prensa). La mediatización de la conversación política: lazos de articulación entre producción y reconocimiento en algunas fanpages de Facebook. En M. R. del Coto (coord.), Medios y Retomas: encuentros de escrituras y textos II. La recepción. Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina: Editorial Biblos.

Van Dijck, J. (2016). La cultura de la conectividad. Una historia crítica de las redes sociales (Trad. Hugo Salas). Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina: Editorial Siglo XXI.

Verón, E. (1993). La semiosis social. Fragmentos de una teoría de la discursividad. Barcelona, España: Gedisa.

Verón, E. (2004). Prensa gráfica y teoría de los discursos sociales: Producción, recepción, regulación. En Verón, E. Fragmentos de un tejido (pp. 193-211). Barcelona, España: Gedisa. Disponible en: http://semiotica2a.sociales.uba.ar/wp-content/uploads/sites/79/2014/08/Veron-texto-prensa-grafica.pd

Publicado

2020-05-29

Como Citar

Maciá, L., & Rissotto Britos, S. V. (2020). Conversa política em plataformas digitais: paródias, animação japonesa e dispositivos. Question/Cuestión, 2(66), e495. https://doi.org/10.24215/16696581e495

Edição

Seção

Iniciación a la investigación