Beijos por celular. Artefactos e consumo cultural na gestão diária dos laços sociais durante a pandemia por Covid-19

Autores

  • Paula Simonetti Instituto de Altos Estudios Sociales, Universidad Nacional de San Martín, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) https://orcid.org/0000-0001-8924-0358

DOI:

https://doi.org/10.24215/16696581e526

Palavras-chave:

consumos culturais, práticas culturais, pandemia, quarentena, auto-etnografia

Resumo

Durante o ano de 2020, milhões de pessoas estiveram confinadas devido às medidas  implementadas para gerir a pandemia da COVID-19. A crise global da saúde teve efeitos sociais, económicos, políticos e emocionais e perturbou mesmo as nossas rotinas mais básicas e automatizadas. Neste documento exploramos, de uma perspectiva sócio-antropológica, os usos de artefactos tecnológicos e o papel dos consumos e práticas culturais na vida diária das  classes médias em Buenos Aires e Montevideu, para a gestão e reinvenção das relações sociais, num contexto incerto que ameaçava as certezas ontológicas das pessoas. Assim, mostraremos as formas tomadas pelas práticas culturais para gerir a dupla ameaça causada pela saturação dos laços socio-afectivos "dentro" do lar, e a ausência de encontros em co-presença com aqueles "fora" do lar. A análise baseia-se em materiais etnográficos produzidos por uma equipa de investigadores, estudantes de pós-graduação e de licenciatura.

Traduzido com a versão gratuita do tradutor - www.DeepL.com/Translator

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Simonetti, Instituto de Altos Estudios Sociales, Universidad Nacional de San Martín, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET)

Magíster en Sociología de la Cultura y Análisis cultural, Instituto de Altos Estudios Sociales (IDAES-UNSAM). Becaria doctoral CONICET en Sociología. Especialista en Gestión cultural (Udelar). Licenciada en Letras (Udelar). Integrante del Núcleo de Estudios en Comunicación y Cultura (IDAES-UNSAM). Investiga consumos y prácticas culturales, trabajo cultural y políticas culturales en Uruguay y Argentina.

Referências

Bourdieu, P. (1988). La distinción. Criterios y bases sociales del gusto. Taurus.

Cervio, A. (2020). En cuarentena, en casa. Prácticas y emociones durante el Aislamiento Social, Preventivo y Obligatorio por COVID-19 en hogares urbanos de Argentina. DOI: 10.13140/RG.2.2.17859.43045.

De Certeau, M. (1996). La Invención de lo cotidiano. Universidad Iberoamericana. Departamento de Historia : Centro Francés de Estudios Mexicanos y Centroamericanos ; Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Occidente.

Douglas, M. (2008). Estilos de pensar: Ensayos críticos sobre el buen gusto. Gedisa.

Ellis, C., Adams, T. E., & Bochner, A. P. (2015). Autoetnografía: Un panorama. Astrolabio, 14, 249-273.

Focas, B. M. (2020). Las audiencias en tiempos de pandemia. Universidad de la Frontera, 45-55.

Kozinets, R. V., Dolbec, P.-Y., & Earley, A. (2014). Netnographic Analysis: Understanding Culture Through Social Media Data. En U. Flick, The SAGE Handbook of Qualitative Data Analysis (pp. 262-276). SAGE Publications Ltd. https://doi.org/10.4135/9781446282243.n18

MacDonald, S. (2020). What Do You (Really) Meme? Pandemic Memes as Social Political Repositories. Leisure Sciences, 1-9. https://doi.org/10.1080/01490400.2020.1773995

Moguillansky, M. (2019). Dossier Prácticas, consumos y políticas culturales (Vol. 24). Papeles de Trabajo. Idaes. Unsam Edita.

Moguillansky, M. (2020). Práticas culturais, além da distinção: Novas abordagens teóricas. Estudos de Sociologia, 25(48).

Murillo, C. (2020, abril 2). Mamá está en una reunión: Doble jornada laboral en casa. La Izquierda Diario. http://www.laizquierdadiario.com/Mama-esta-en-una-reunion-doble-jornada-laboral-en-casa

Pauls, A. (2018). Trance: Un glosario (Primera edición). Ampersand.

Scholten, H., Quezada-Scholz, V., & Salas, G. (2020). Abordaje psicológico del COVID-19: Una revisión narrativa de la experiencia latinoamericana. Revista Interamericana de Psicología, 24, 1-24.
Sistema Nacional de Información Cultural. (2017). Encuesta Nacional de Consumos Culturales 2017 (p. 42). SINCA.

Werneck, A. (2020). Graça em tempos de desgraça? A jocosidade como operador da crítica nos memes na pandemia. DILEMAS: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social –, 1-16.

Winocur, R. (2010). Robinson Crusoe ya tiene celular: La conexión como espacio de control de la incertidumbre. Universidad Autónoma Metropolitana, Unidad Iztapalapa, Siglo Veintiuno.

Winocur, R. (2019). La tribu de los memes. Un territorio virtual de inclusión-exclusión entre los adolescentes. Comunicación y Sociedad, 1-22. https://doi.org/10.32870/cys.v2019i0.7327

Publicado

2021-02-25

Como Citar

Simonetti, P. (2021). Beijos por celular. Artefactos e consumo cultural na gestão diária dos laços sociais durante a pandemia por Covid-19. Question/Cuestión, 3(68), e526. https://doi.org/10.24215/16696581e526

Edição

Seção

Informes