Sistematização de práticas docentes: categorizações e reflexões para o enriquecimento das trajetórias formativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24215/16696581e434

Palavras-chave:

Sistematização, Educação, Comunicação, Experiências, Docência

Resumo

O presente artigo tem como objetivo chegar a categorias conceituais, a partir da sistematização da experiência nas práticas pré-profissionais docentes, realizadas na Escola de Educação Secundária N° 8 "Pedro Benoit" da cidade de La Plata, Buenos Aires, a Argentina. A mesma foi realizada durante os meses de agosto, setembro e outubro de 2018, por parte do trio pedagógico formado por estudantes do Docente em Comunicação Social da Universidade Nacional de La Plata. O objetivo desta elaboração é oferecer aos alunos e estudantes praticantes de carreiras de professores, ferramentas esclarecedoras para desenvolver o processo de produção de suas propostas pedagógicas e reflexões de práticas, com a intenção de reforçar a análise crítica das mesmas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juan Ignacio Varano, Universidad Nacional de La Plata

Professor em Comunicação Social (2018), Licenciado em Comunicação Social com orientação em jornalismo (2016) e Técnico Superior Universitário em Jornalismo Esportivo (2012) pela Universidade Nacional de La Plata. Atualmente atua como docente no nível secundário do âmbito público, como adscrito na Cátedra I do Seminário Permanente de Teses da Faculdade de Jornalismo e Comunicação Social (UNLP) e como pesquisador do Instituto de Pesquisas em Comunicação (Iicom). Ele é especialista em estudos da indústria musical.

Referências

ALONSO, E.; PERET, M. (2019). Convergencia de pantallas en el aula. Innovando con celulares. Reflexión Académica en Diseño y Comunicación. Año XX. Vol. 40. Buenos Aires, Argentina.

ANDRADE LOZANO, I. (2016) Las trayectorias formativas de los formadores de docentes en México. SCIELO. Rev. Actual. Investig. Educ vol.16 n.1 San José Jan./Apr. 2016. Recuperado de: https://www.scielo.sa.cr/scielo.php?pid=S1409-47032016000100136&script=sci_arttext

AUSUBEL, D. (1983) Psicología educativa. Trillas, México.

BUENFIL BURGOS, R.N. (1993) Análisis de discurso y educación. DIE. México.

BUENFIL BURGOS, R.N. (2008). "El interminable debate sobre el sujeto social", en: Da Porta, Eva y Saur, Daniel (Coord). Giros teóricos en las ciencias sociales y humanidades, pp. 117-126. Córdoba: Comunicarte.

DUSSEL, I.; QUEVEDO, L. (2010). Educación y nuevas tecnologías: los desafíos pedagógicos ante el mundo digital. Buenos Aires: Santillana.

FREIRE, P. (1986). La importancia de leer y el proceso de liberación. México: Siglo XXI.

FREIRE, P. (1997). Pedagogía de la autonomía: saberes necesarios para la práctica educativa. Siglo XXI.

GRAMSCI, A. (1971) El materialismo histórico y la filosofía de Benedetto Croce. Ediciones Nueva Visión. Buenos Aires.

HONORÉ, B. (1990). Para una teoría de la formación. Dinámica de la formatividad (2ª. y 3ª. partes). Narcea. Madrid.

HUERGO, J. (2000). Comunicación/Educación: itinerarios transversales. Comunicación-educación: Coordenadas, abordajes y travesías, 3-26. Recuperado de: https://pdfs.semanticscholar.org/d6b7/837eb007b4980ebbdaef9dcf539c3ce8810a.pdf

HUERGO, J. (2003) Lo que articula lo educativo en las prácticas socioculturales. Instituto de Cultura Popular. Resistencia, Chaco.

IOVANOVICH, M. (2003) La sistematización de la práctica docente. EDJA. OEI / Revista Iberoamericana de Educación. España.

MAGGIO, M. (2012) La clase universitaria re-concebida. Centro de Innovación en Tecnología y Pedagogía. UBA. Buenos Aires. Disponible en https://www.youtube.com/watch?v=DADwxRXDRR8&t=862s

MAGGIO, M., LION, C.; PEROSI, M. (2014). Las prácticas de la enseñanza recreadas en los escenarios de alta disposición tecnológica. Polifonías Revista de Educación, 3(5), 101-127.

MARTÍNEZ, R. M. P.; RONDÓN, G. M. (Ed.) (2018) Formación docente y pensamiento crítico en Paulo Freire. CLACSO. Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina. Recuperado de: http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/se/20181113025736/Formacion_docente_Paulo_Freire.pdf

MARTINIC, S.; VERGARA, C. (2007) Gestión del tiempo e interacción del profesor-alumno en la sala de clases de establecimientos jornada escolar completa en Chile. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, vol. 5, núm. 5, diciembre, 2007, pp. 3-20 Red Iberoamericana de Investigación Sobre Cambio y Eficacia Escolar Madrid, España. Recuperado de: https://www.redalyc.org/pdf/551/55121025002.pdf


NASSIF, R. (1982). Teoría de la Educación. Capítulo 3. Cincel-Kapelusz. Madrid, España.

ROCHE, A. M.; NAVARRO, A. (2016) Recuperar la teoría subyacente en la práctica educativa a partir de la Sistematización de Experiencias: compartiendo recorridos Actas de Periodismo y Comunicación, Vol. 2, N.º 1. ISSN 2469-0910 FPyCS. Universidad Nacional de La Plata. La Plata, Buenos Aires, Argentina. Recuperado de: http://sedici.unlp.edu.ar/bitstream/handle/10915/60966/Documento_completo.pdf-PDFA.pdf?sequence=1&isAllowed=y

ROMERO–BOJÓRQUEZ, L., UTRILLA–QUIROZ, A., UTRILLA–QUIROZ, V. M. (2014). Las actitudes positivas y negativas de los estudiantes en el aprendizaje de las matemáticas, su impacto en la reprobación y la eficiencia terminal. Ra Ximhai, 10(5), 291-319. Universidad Autónoma Indígena de México El Fuerte, México. Recuperado de https://www.redalyc.org/pdf/461/46132134020.pdf

SANTROCK, W. J. (2002). Psicología de la Educación. México, McGraw Hill.

TORRES AZOCAR, J.C.; TORRES CARRILLO, A. (2000) Subjetividad y sujetos sociales en la obra de Hugo Zemelman. Folios, no. 12. Departamento de Ciencias Sociales. Universidad Pedagógica Nacional. Colombia. Recuperado de: http://biblioteca.clacso.edu.ar/gsdl/cgi-bin/library.cgi?c=co/co-014&a=d&d=HASH7259eb1969e92180a56d46.2

TORRES CASTILLO, A. (1996). La sistematización como investigación interpretativa crítica. Entre la práctica y la teoría. Seminario Internacional sobre sistematización y producción de conocimiento para la acción. Santiago, Chile.

ZEMELMAN, H. (coord.) (1995) Determinismos y Alternativas en las Ciencias Sociales de América Latina. UNAM - Nueva Sociedad, Caracas.

Publicado

2020-10-19

Como Citar

Varano, J. I. (2020). Sistematização de práticas docentes: categorizações e reflexões para o enriquecimento das trajetórias formativas. Question/Cuestión, 2(67), e434. https://doi.org/10.24215/16696581e434

Edição

Seção

Informes